6º Simpósio sobre o Ensino Musical


O evento chega a sua 6ª edição, trazendo até os educadores do estado informações sobre a obrigatoriedade do ensino de Música nas escolas.

O 6º Simpósio sobre o Ensino Musical é uma iniciativa do Departamento de Artes que se realiza a cada dois anos com a finalidade de refletir sobre a educação musical efetuada através do ensino. O evento, neste ano, aborda o tema “ A obrigatoriedade do Ensino de Música em Mato Grosso”, será realizado concomitantemente com o Seminário de Práticas de Ensino, entre os dias 15 e 17 de junho de 2009, e terá como foco dos seus debates a problemática que enfrenta a Educação Musical nas Escolas de Educação Básica.

Especialmente em Mato Grosso, a Educação Musical precisa ser fortalecida, pois o Estado, nos vários segmentos educacionais, ainda não está colocando em prática as modificações legais sobre o ensino de Arte, instituído em 1996, e já se depara com uma nova modificação legal que afeta diretamente as escolas. O ensino de música não é uma prática consolidada nas escolas básicas do país e da região, mas ainda resiste através de educadores e/ou projetos institucionais ou sócio-educacionais, o que faz ele se desenvolver em pesquisa e tecnologias. Iniciando as discussões que nortearão os encaminhamentos oficiais sobre a obrigatoriedade do ensino de música na Educação Básica de Mato Grosso, este evento é de extrema importância, pois deverá apontar possíveis caminhos e indicar soluções de problemas imediatos para a obediência à Lei 11.769, em questão. Além disso, deverá proporcionar o esforço conjunto dos diferentes segmentos envolvidos com a Educação Básica em Mato Grosso, desde a Universidade, o Estado, as Prefeituras, até a iniciativa privada, para consolidar essa importante resolução em nível nacional e efetivamente levar o ensino de música para as crianças e jovens mato-grossenses.

A Prática de Ensino é um ponto culminante num curso de licenciatura e se constitui em elemento fundamental na formação do educador musical. A vivência do trabalho docente com seus desafios, a descoberta dos espaços tradicionais e novos onde a educação musical acontece, o confronto/encontro com outras realidades e outros sujeitos históricos também envolvidos na construção/reconstrução dos saberes faz com que, desde antes de estar no mercado de trabalho, o licenciando observe questões inerentes ao ofício e inicie a configuração de uma prática profissional. De tal práxis emergem problemas e desafios, bem como possibilidades e descobertas, que na maioria das vezes são pouco consideradas na seqüência da formação acadêmica do estagiário, ou da revisão da formação oferecida pela licenciatura. Por esta razão, a área de Fundamentos e Práticas de Ensino do Curso de Licenciatura em Música propôs o Seminário de Práticas de Ensino tendo como foco o pensamento conjunto sobre a Prática de Ensino enquanto componente curricular e como ação articulada entre docência e o aprendizado, realizada entre e nas instituições escolares.

Os profissionais, educadores e gestores, e estudantes atuantes nesse campo certamente terão uma oportunidade ímpar de divulgar, debater, refletir e produzir trabalhos que favoreçam o crescimento e a qualidade da educação musical em Mato Grosso.

Para mais informações acesse: www.ufmt.br/musica2009


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